sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Homem segundo a Química

Elemento: Homem
Símbolo: Hm
Massa atômica: normalmente 70, mas pode variar entre 0-150kg.
Descoberto por: Eva
Ocorrência: normalmente encontrado junto ao elemento Mulher (Mu), em alguns casos a concentração é bastante elevada.
Propriedades gerais:
- perde a estabilidade quando misturado com etanol
- passa a estados de baixa energia depois de reagir com o elemento Mulher (Mu)
- ganha massa com o passar do tempo, e a capacidade reativa diminui
- raramente encontrado na forma pura após 14 anos
- normalmente recoberto por uma camada dura, mas com um interior mole.
- estrutura simples
Propriedades químicas:
- propridades alteradas quando reage com formas impuras de Mulher (Mu)
- pode reagir com vários isótopos de Mulher (Mu), e em alguns casos a reação é muito rápida
- pode reagir de forma violenta quando submetido a pressão
Estocagem: reatividade só é satisfatória após 18 anos
Usos: beneficiamento do elemento Mulher (Mu)
Cuidados: pode reagir de forma violenta se impedido de interagir com o elemento Mulher (Mu). O elemento mulher pode torná-lo muito maleável.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

2011: Ano Internacional da Química

Koïchiro Matsuura, director-geral da UNESCO
Koïchiro Matsuura, director-geral da UNESCO

As Nações Unidas, na sua 63ª assembleia-geral, aprovaram a proposta da IUPAC – já anteriormente acolhida pela UNESCO – para designar 2011 como Ano Internacional da Química. A proposta foi entregue pela delegação da Etiópia com o patrocínio de 35 países e o apoio de muitos mais.

Num comunicado de imprensa conjunto, a UNESCO e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (International Union of Pure and Applied Chemistry – IUPAC) salientam que o Ano Internacional da Química permitirá celebrar os contributos da química para o bem-estar da Humanidade.



Tendo em atenção a inclusão da celebração na Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) as actividades a desenvolver durante 2011 deverão dar ênfase à importância da química na sustentabilidade dos recursos naturais.

Esta é uma ocasião particularmente feliz para a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), já que em 2011 celebrará também o primeiro centenário da sua fundação. A entidade apoiou esta iniciativa da IUPAC desde o primeiro momento e contactou directamente com o representante permanente de Portugal junto da UNESCO e o embaixador permanente de Portugal junto das Nações Unidas no sentido de os sensibilizar para um voto favorável.

Segundo Jung-Il Jin, presidente da IUPAC, "o Ano Internacional da Química vai dar um impulso global à ciência química, na qual a nossa vida e o nosso futuro se apoiam. Esperamos conseguir aumentar o conhecimento e apreciação pública pela química, atrair o interesse dos jovens pela ciência, e gerar entusiasmo para um futuro criativo da química."

Koïchiro Matsuura, Director-Geral da UNESCO, refere que aumentar a apreciação do público pela química é o mais importante, tendo em vista os desafios do desenvolvimento sustentável. “A química tem um papel fundamental no desenvolvimento de energias alternativas e na alimentação da população mundial", concluiu o director-Geral da UNESCO.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009


Você já ouviu esta frase: Rolou uma química entre nós! Será que existe mesmo uma explicação científica para o amor?

O sentimento não afeta só o nosso ego de forma figurada, mas está presente de forma mais concreta, produz reações visíveis em nosso corpo inteiro. Se não fosse assim como explicar as mãos suando, coração acelerado, respiração pesada, olhar perdido (tipo "peixe morto"), o ficar rubro quando se está perto do ser amado?
Afinal, o amor tem algo a ver com a Química? Na verdade O AMOR É QUÍMICA!

Todos os sintomas relatados acima têm uma explicação científica: são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada. Entre essas substâncias estão: adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, a serotonina e as endorfinas. Viu como são necessários vários hormônios para sentir aquela sensação maravilhosa quando se está amando?
A dopamina produz a sensação de felicidade, a adrenalina causa a aceleração do coração e a excitação. A noradrenalina é o hormônio responsável pelo desejo sexual entre um casal, nesse estágio é que se diz que existe uma verdadeira química, pois os corpos se misturam como elementos em uma reação química. Mas acontece que essa sensação pode não durar muito tempo, neste ponto os casais têm a impressão que o amor esfriou. Com o passar do tempo o organismo vai se acostumando e adquirindo resistência, passa a necessitar de doses cada vez maiores de substâncias químicas para provocar as mesmas sensações do início. É aí que entra os hormônios Ocitocina e Vasopressina, são eles os responsáveis pela atração que evolui para uma relação calma, duradoura e segura, afinal, o amor é eterno!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Mulher segundo a Química


SÍMBOLO - Mu

PESO ATÔMICO - 54 kG/MOL
(Aproximadamente)

OCORRÊNCIA -
Onde quer que se encontre homens.

OBTENÇÃO -
Foi obtida inicialmente de uma costela, segundo a conhecida síntese de Adão.

PROPRIEDADES FÍSICAS -
Sólida, de formas mais ou menos atraentes, suave ao tato,cor variável, cheiro suigenires, insolúvel na água e sabor muito agradável.

PROPRIEDADES QUÍMICAS -
Ferve à baixa temperatura, congela a qualquer momento, derrete quando adequadamente tratada, tem grande afinidade pelo ouro, prata, platina e outros materiais nobres, bem como pedras preciosas em geral.
Quando pura combina-se, quando impura mistura-se. Elemento polivalente pode reagir exotermicamente com etanol 50% ou fermentados 5% bem como destilados provenientes de fermentação alcóolica. Auto reação extremamente explosiva, sendo perigoso o manuseio por pessoas inexperientes.

USO E APLICAÇÕES -
Altamente ornamental, útil como tônico para elevar espíritos deprimidos, excelente igualador de distribuição de riquezas, agente dos diferentes eficazes na redução de rendas, inibidor na acumulação de fortunas, campo em que muitas vezes tem ação redutora.